sexta-feira, 14 de novembro de 2014

#Iscsp #Maltez "Ao homem sábio são mais úteis os seus inimigos do que ao tolo os seus amigos."

Foi meu Professor de Ciência Política, tenho o prazer de o contar como amigo, e de continuar a aprender com ele, nos breves momentos que a agenda e a vida permitem.

Nos últimos anos discordei muitas vezes das opiniões do professor, e não raras vezes me senti na obrigação de lhe ligar para esclarecer pontos de vista, debater e contrapor. Com o Professor Maltez, o confronto de ideias é uma constante, sempre me incentivou a expor os meus argumentos livremente, nem tão pouco me perdoaria se o desrespeitasse com um acenar de cabeça, numa anuência motora que escondesse a negação da mente.
Se há coisa que o irrita é o servilismo que impera nos profissionais da sobrevivência, se há gente que despreza são os que preferem o prato de lentilhas à liberdade de pensamento.

Hoje lança mais um livro, mais um contributo livre para pensadores inquietos, e terei o prazer de testemunhar no lançamento, as presenças de figuras mais e menos conhecidas, da esquerda à direita política, dos negócios corporativos ás artes clássicas, mas sobretudo ex-alunos agradecidos ao homem que os despertou para a liberdade de pensar.

O Professor José Adelino Maltez será sempre uma voz incómoda, acutilante, e imprescindível de escutar por todos aqueles que abraçam o desassossego de olhar para lá da cortina, e ver o que por lá se passa.