sexta-feira, 19 de junho de 2015

3 ideias sobre a sondagem da Católica/RTP/DN/JN de hoje

I


Três ideias a tirar da Sondagem da Católica/RTP/DN/JN de hoje:

O medo que Portugal se transforme numa Grécia e de se voltar ao despesismo do passado começa a ter vantagem sobre o medo da austeridade - parece que o falhanço do projeto Syriza está a fazer moça na esquerda, a ideia que os sacrifícios que os portugueses fizeram estão a surtir efeitos positivos começa a pegar. A ideia de existir alternativa viável às políticas implementadas pelo governo parece estar a cair por terra. Afinal de contas sempre se está a confirmar que o projeto Syriza é um conto de crianças... (Sobre a oportunidade grega - lê mais aqui)

O efeito que António Costa tem no resultado eleitoral do PS é igual ou pior que o de António José Seguro - igual porque não há forma de comparar na situação atual. Pior, porque a sua ligação às governações anteriores, a Sócrates e a forma como se associou à vitória do Syriza colocam-no numa posição mais frágil do que a de Seguro  (já escrevi sobre isto aqui).

O cenário de coligação parece consolidado - Resta saber se haverá um fiel da balança chamado Marinho e Pinto, ou se não haverá alternativa a um bloco central