sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

De quem é a culpa pelo atraso educacional brasileiro?


Segundo uma notícia de hoje do DN, o ex-presidente do Brasil Lula da Silva culpabilizou a colonização portuguesa pelos atrasos na educação brasileira, afirmando que Álvares Cabral descobriu o país em 1500 e a primeira universidade brasileira apenas foi criada em 1922.
 
 
 
 
Estamos sempre a aprender coisas novas! Agora, a culpa pelo atraso educacional brasileiro é dos Portugueses. Pensava eu que as universidades portuguesas acolhiam estudantes brasileiros desde 1500:)
 
Seja como for, o "Grito do Ipiranga" ocorreu nas margens do riacho com o mesmo nome, em 7 de setembro de 1822. Portanto, ficámos a saber que os nossos irmãos brasileiros só se lembraram de fundar uma universidade, 100 anos após a proclamação da independência.
 
Com um pouco de sorte os atrasos do Brasil nada têm a ver com fenómenos desviantes como a corrupção ou a inabilidade política dos seus governantes. Talvez o reflexo daquilo que se passa por terras de Camões. Um abraço Lula!
 
 
ps: As bases do ensino superior brasileiro foram lançadas no final de século XVII e XVIII. A primeira universidade brasileira foi a Universidade do Rio de Janeiro e resultou na junção das Faculdades de Medicina, Direito e Engenharia. Em 1792, foi criada a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, instituição de ensino superior precursora da atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1808 foi criada a Faculdade de Medicina da Baía, na sequência da chegada ao Brasil da Coroa portuguesa...